top of page

Classes de resíduos da construção civil

Resíduos da construção civil, comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha, são qualquer material que possamos chamar de lixo pôr não serem mais úteis.

A área da construção civil gera muitos resíduos, é preciso ter um descarte adequado para cada tipo de resíduos, para que os mesmos não venham poluir o meio ambiente, por isso é de suma importância ter o gerenciamento dos resíduos.


Os tipos de resíduos são classificados de acordo com a resolução no 307/2002 do conselho nacional do meio ambiente.


Definição das Classes


Classe A

São resíduos reutilizáveis ou recicláveis, como agregados:

1) De construção, demolição reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem.

2) De construção, demolição, reformas e reparos de edificações: componentes cerâmicos (tijolos, telhas, placas de revestimentos, etc) argamassas e concreto.

3) De processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto (blocos, tubos, meios-fios, etc) produzidas no canteiro de obras.


Classe B

São resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papelão, papel, metais, vidros, madeiras e gesso.


Classe C

São os resíduos para os quais não foram desenvolvidos tecnologias ou aplicações economicamente viáveis, que permitam a sua reciclagem ou recuperação, tais como produtos oriundos do gesso.


Classe D

São resíduos perigosos oriundos dos processos de fabricação, tais como tintas, solventes, óleos e outros, ou aqueles contaminados ou prejudiciais a saúde, oriundos de demolições reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações indústrias e outros como telhas e demais objetos que contenham amianto ou outros produtos nocivos a saúde.


É muito importante que haja essa conscientização de sustentabilidade na construção civil, e ter a ideia do descarte de resíduos da melhor forma possível para não prejudicar o meio ambiente.


コメント


bottom of page