top of page

Sustentabilidade na Construção Civil


No nosso cotidiano todo mundo precisa ter conhecimentos sobre sustentabilidade, não somente arquitetos e engenheiros, mas sim todos, para um mundo melhor, para não destruirmos a natureza, e logicamente, se destruímos a natureza estamos destruindo a nós mesmos.

O setor de construção civil tem um grande impacto na natureza, gerando quantidades enormes de resíduos com as suas obras, e muitas obras não tem um ciclo sustentável infelizmente, mas vamos mudar essa situação, tendo em vista o processo para uma obra mais sustentável, sem muito impacto ambiental.

Para mudar esse cenário, que hoje muitas empresas estão se desenvolvendo para mudar tao ato, é preciso primeiro ter uma consciência sobre o impacto ambiental e traçar planos para minimiza-lo, por exemplo, fazer com que os materiais sejam reutilizados, encorporar alternativas para a exploração dos recursos naturais de modo a minimiza-lá, e usa-lá de uma maneira racional. Usar tintas sem solventes e materiais menos agressivos, reduzir desperdícios com a água e energia, fazendo a utilização de energia solar que fazem uma grande diferença no nosso meio ambiente e ele agrade-se.


Algumas práticas para a sustentabilidade na construção civil:


Gestão de resíduos: Deve ser praticada desde a etapa inicial até a etapa final, pois estes resíduos tem um impacto muito alto no meio ambiente.

Telhados Verdes: Que utiliza cobertura vegetal como grama e plantas, além de reduzir o consumo de energia, o telhado verde facilita a drenagem da água da chuva, fornece isolamento acústico e térmico, sem contar que fica lindo na arquitetura.

Uso de energia renovável: Exemplo, utilizar painéis fotovoltaicos, mini turbinas eólicas e cisternas de aquecimento a biomassa.

Reutilização da água: Para um gasto consciente.

Materiais de construção de baixo impacto ambiental: Eles poupam recursos ambientais e são mais duráveis.


Estas foram algumas práticas para adotar, mas afinal, construção sustentável não é mais cara?

Sim se formos pensar a curto prazo, mas a longo prazo ela se torna mais econômica, então vale a pena investir.



Comments


bottom of page