top of page

Proteção Contra a Corrosão dos Metais



Corrosão, está presente em diversos materiais, é o processo de deterioração, completo, parcial, superficial ou estrutural, de determinado material causado pelos agentes do meio.

Os elementos que sofrem corrosão são metais, ferros, polímeros e as estruturas de concreto armado.

Hoje, vamos falar sobre a proteção contra a corrosão dos metais. Ela pode ser feita por utilização de pinturas, por meio de zarcão ou de estanho, utilização de aço inoxidável e por meio de metais de sacrifício (técnica utilizada na galvanoplastia, na qual ocorre proteção catódica).


Revestimentos: Quando aplicada uma camada de tinta protetora como a tinta de zarcão, ou outras tintas à base de polímeros, estas impedem o contato do ferro com o oxigênio por muitos anos. Se a película do zarcão for riscada ou sofrer desgaste com o tempo, o ferro irá se oxidar. O zarcão é utilizado para revestir peças metálicas como grades, janelas, portões e etc...

Já o revestimento de polímeros é mais eficaz do que o revestimento de zarcão.

É utilizado também como proteção as folhas de flandes, utilizada em enlatados.


Utilização de aço inoxidável: O aço se torna inoxidável ao mistura-lo com outros metais como, o crômio, níquel, vanádio e tungstênio. Possui como propriedade principal o fato dele não se enferrujar São formados óxidos insolúveis com os metais cromo e níquel que protegem o aço.


Metais de Sacrifício: Denominado também de galvanoplastia, nele é aplicado um revestimento a uma peça em um circuito de eletrolise, colocando a peça como cátodo. O ferro portanto, é protegido utilizando um metal que tem o potencial de oxidação maior que o dele, por exemplo os metais zinco e o magnésio. Quando utilizamos o zinco, podemos chamar de galvanização.

Este metal é denominado de sacrifício porque o metal que se oxidará no lugar do ferro, ele perde elétrons para o ferro, assim mantém o ferro protegido.


Na galvanização, além da proteção, a peça fica com aparência semelhante à de metais cobiçados como o ouro e prata.


Proteção Catódica: Técnica usada para controlar a corrosão de uma superfície metálica, tornando-a o cátodo de uma célula eletroquímica.

 

Refêrencias:

Comments


bottom of page