top of page

Tipos de Fundações



É muito importante saber os tipos de fundações que existem, para poder fazer um projeto estrutural 100% seguro e eficaz. Portanto vamos ver alguns tipos de fundações neste post!


O que são fundações? As fundações são responsáveis por distribuir o peso da construção para o solo de forma segura para que não ocorram deslizamentos de terras e problemas como trincas e rachamentos na sua casa. Por isso, a escolha do tipo de fundação certa deve ser feita por um engenheiro capacitado.


Existem diversos tipos de fundações, elas estão divididas em dois grandes grupos:  Fundações rasas e profundas.

FUNDAÇÕES RASAS Geralmente este tipo de fundação é realizada com pequenas escavações e por isso não precisam de equipamentos para a sua execução. Exemplos de fundações rasas:

SAPATAS

São elementos de fundação superficial, de concreto armado dimensionado de modo que as tensões de tração nele resistentes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente dispostas para esse fim. Esse tipo de fundação é utilizado para cargas mais leves, como residências ou quando o  terreno é mais firme. 

BLOCOS

É um elemento de fundação rasa de concreto que geralmente tem a sua base em planta quadrada ou retangular.  Blocos de fundações são dimensionados sem a necessidade de utilização de armadura pois ás tensões de tração atuantes nesses elementos podem ser resistidas pelo concreto devido as dimensões do bloco.  Este tipo de fundação é recomendado para obras de pequeno porte em que o solo possui uma boa capacidade de suporte. 

RADIER

O tipo de fundação de radier se assemelha a uma placa ou laje, este abrange toda área da construção. Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. FUNDAÇÕES PROFUNDAS As fundações profundas recebem esse nome  porque transmitem a carga ao terreno pela base e/ou superfície lateral. Nesse sentido, elas estão em grandes projetos, como por exemplo em edifícios altos. Os tipos de fundações profundas mais populares são:  ESTACAS

Classificadas como elemento de fundação profunda (mais de 3m segundo a NBR 6122), utilizadas para transmitir as cargas da edificação para o solo. Isso é feito de duas formas, pelas laterais da estaca e pela ponta. Detalhe importante: neste tipo de fundação não há decida de operários.  As estacas podem ser feitas de: Aço, madeira, concreto moldado in loco, concreto pré-moldado. TUBULAÇÕES

Este método é indicado especialmente para obras com cargas consideravelmente elevadas, como por exemplo pontes, viadutos e prédios de grande porte, ou para solos que tem a presença de lençol freático, e que apresentam riscos de desabamento.  Trata-se de uma estrutura cilíndrica de fundação profunda, em concreto moldado in loco. Este processo exige a descida de um operário, pelo menos durante a etapa final. De aço ou de concreto, com ou sem revestimento, os tubulões podem ser feitos a céu aberto ou sobre ar comprimido (pneumático).

Comments


bottom of page